LOCAL

Temos a satisfação de anunciar que o local oficial de nossa conferência será, de fato, conforme originalmente planejado, o (teatro do) Centro Cultural da Justiça Federal. O prédio está localizado bem no centro do Rio de Janeiro e é uma atração por si só. Esse edifício é um patrimônio histórico, que primeiro foi o Palácio Arquiepiscopal do Brasil e, depois, foi adquirido pelo governo federal para se tornar o Palácio do Supremo Tribunal Federal. O Supremo Tribunal Federal funcionou ali de 1909 até 1960, quando Brasília foi construída e o Rio perdeu a condição de capital do país. O prédio foi projetado pelo arquiteto espanhol Adolfo Morales de los Rios, tem vitrais do artista belga François Frank Urban e do artista ítalo-brasileiro Gastão Formenti e portas de madeira de lei entalhadas à mão pelo artista brasileiro Manuel Ferreira Tunes, só para citar alguns dos artistas que contribuíram com os vários detalhes arquitetônicos requintados do edifício.
Devido à pandemia e a outros problemas pessoais de alguns dos palestrantes, nossa conferência terá um formato híbrido para acomodar as necessidades de todas e todos, assim como viabilizar a participação de todas e todos. Porém, para facilitar a participação presencial, a localização do teatro foi escolhida estrategicamente. A área é acessível por metrô, ônibus, bondes, táxis, vans, Uber (e outras plataformas semelhantes) e ainda há um local para alugar bicicletas públicas na frente dele. Além disso, o prédio tem como vizinhos outros importantes edifícios de patrimônio histórico, como a Biblioteca Nacional, o Museu Nacional de Belas Artes, o Teatro Municipal e o Palácio da Câmara Municipal do Rio de Janeiro.
Mesmo que a situação pandêmica esteja controlada no Rio, teremos que usar máscaras dentro do teatro. Porém, durante os coffee breaks, que acontecerão ao ar livre, não precisaremos usar máscaras. Além disso, apenas pessoas que estão com a vacinação completa serão permitidas na plateia.
Av. Rio Branco, 241 – Centro
Rio de Janeiro RJ CEP 20040-009
Diversas linhas de ônibus servem ao CCJF. De metrô, o visitante pode utilizar a saída Pedro Lessa, estação Cinelândia.
Para chegar de VLT, utilize uma composição da Linha 1 (azul) e desça na parada Cinelândia.

Instituições Patrocinadoras

CAPES

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal De Nível Superior

FAPERJ

Fundação De Amparo À Pesquisa Do Estado Do Rio De Janeiro - Faperj.

CDEA

Centro De Estudos Europeus E Alemães

PPGF

Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRJ

Powered by: WebGriffus ©